CHEIRINHO DE ALECRIM

O post de hoje é para começar uma série deles, pra vocês e pra mim. O tema: ERVAS E PLANTAS MEDICINAIS!

Não sou uma boa cozinheira e muito menos tenho o dedo verde… minha casa é pequena e ainda não consegui cultivar muitas plantas. No entanto, cada dia mais percebo a importância o uso de plantas e ervas medicinais na vida.

Sim, alimento é remédio.

E é uma burrice juvenil não aprender com quem é jovem há mais tempo que nós! Vale uma conversa com a vó sobre a horta nossa de cada dia e as propriedades de cada plantinha. E nem precisa ser bicho grilo, é só começar!!!

Começaremos falando de uma plantinha quase ordinária, que é encontrada facilmente fresca ou desidratada em supermercados e nas mercearias mais simples: ALECRIM!

“O alecrim foi uma das primeiras ervas utilizadas com finalidade medicinal. Na tradição popular europeia, era usado para espantar o demônio e proteger contra pragas, além de preservar e temperar a carne. Nas civilizações antigas, o alecrim era considerado uma planta sagrada que podia trazer paz tanto aos vivos quanto aos mortos. Na época da peste, era levado em bolsas e no pescoço como proteção”*.

No uso litúrgico das religiões de matriz africana, o alecrim é uma folha consagrada a Oxalá. Também é classificado como um vegetal aromático utilizado em obrigações de cabeça de filhos de vários Orixás. Tem emprego em defumações para limpeza de pessoas e de ambientes, além do uso em banhos de descarrego. Para os romanos simbolizava a vida e recordava a pessoa amada. Para os gregos, era considerado bom para o cérebro e para a memória e crescimento dos cabelos.

Ligeiramente amargo, o alecrim na culinária é recomendado para carnes de porco, carneiro e peixe. Dá sabor especial também à batatas e manteigas. Erva de folhas espinhosas, tem propriedades estimulantes.

 

Seu nome científico – Rosmarinus officinalis – é derivado da bruma do mar, uma referência à sua flor azul pálida que nasce naturalmente nas praias do Mediterrâneo de onde é originário. Além de linda e delicada é considerada fácil de cultivar para jardineiros principiantes. A planta deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente. Também é cultivada como planta ornamental, tendo flores que são brancas ou de algumas tonalidades de rosa, azul ou violeta.

Indicações terapêuticas: Dores reumáticas, depressão, cansaço físico e mental (por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress), cicatrização de feridas e problemas respiratórios – combate asma e bronquite (as tosses acompanhadas com catarro também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante).

Por possuir propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, favorece a micro-circulação e oxigenação cerebral, estimulando a memória, criatividade e equilibra a pressão arterial. Alivia dores e espasmos. Fomenta a diurese, contribuindo para a redução de edemas e de celulite e também pode regular o fluxo menstrual.

O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. É digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado. Além dessas propriedades também é usado em tratamentos para o couro cabeludo como anti-caspa e também contra a queda de cabelo. Na pele restabelece o ph natural.


Contraindicações:  A essência do alecrim pode ser irritante para a pele. Não deve ser administrado no período de gravidez (em altas doses, por via oral, é abortivo). O uso do alecrim durante a noite pode alterar o sono. Não se recomenda o uso para prostáticos e pessoas com diarreia. Convém não esfregar ou massagear diretamente o óleo de alecrim nas veias varicosas. Hipertensos e epiléticos não devem utilizar o óleo essencial. Também é contra-indicado para crianças pequenas.

Fontes consultadas:

http://www.bioessencia.com.br/alecrim-atravez-dos-tempos/

http://www.plantasquecuram.com.br/

http://www.tuasaude.com/alecrim/

http://ciclovivo.com.br/noticia/10-beneficios-do-alecrim-para-a-saude

http://curavegetal.blogspot.com.br/2012/05/o-alecrim-e-suas-propriedades-curativas.html

http://www.engenhariadasessencias.com.br

Vai de bônus a faixa Alecrim do Cd Serelepe do músico Zé Antônio (papai do meu coração) – Voz Uli Caliman (minha pequena grande irmã, na época com 2 anos).

 

Deixe um comentário